Setor alimentar lidera memórias publicitárias dos portugueses em 2024

O estudo Publivaga da Marktest, através do seu indicador recordação de publicidade genérica, resultante da pergunta “A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?”, revela que do total de referências a marcas, as da distribuição alimentar continuam a ser as mais presentes na memória dos portugueses.

Entre janeiro de dezembro de 2024, os Hiper e Supermercados recolheram 31%, das referências (-1,3 pontos percentuais face ao mesmo período de 2023), atingindo o valor máximo na semana 6, com 35,7%. Isso significa que, cerca de um em cada três indivíduos recorda ter visto, recentemente, publicidade a pelo menos uma marca deste sector. Na segunda posição colocaram-se as marcas de telecomunicações, que recolheram 10% do total de menções (-0,8 p.p. do que em 2023), conseguindo o melhor valor na semana 49 com 16,1%. Na terceira posição temos as marcas de automóveis com um valor acumulado de 9,3%, (+0,4 p.p. do que em 2023) e o melhor valor conseguem-no na semana 15 com 13,1%, seguindo-se as marcas de eletrónica, com cerca de 8% e atingindo um valor máximo de 12,1% na semana 50.