Sérgio Gomes e Victor Ferreira na direcção do Público
O Público nomeou dois novos directores adjuntos para responder às exigências crescentes do mundo digital. Com pelouros dedicados às plataformas móveis e à expansão de audiências, os dois jornalistas integram a direcção editorial da publicação para fazer frente às mudanças de hábitos de leitura dos últimos 10 anos.
Sérgio Gomes já faz parte do Público desde 1999, ocupando o cargo de editor de Plataformas e Multimédias desde 2011. Já Victor Ferreira fez parte da equipa original do suplemento Local Minho e é coordenador da redacção do Porto desde 2013.
Num editorial publicado esta tarde, o Público lembra que as mudanças da última década fizeram desaparecer do mercado português 200 mil jornais diários generalistas e que, hoje, vendem-se 170 mil jornais diariamente quando, em 2005, se vendiam 360 mil. “Todos sabemos o que aconteceu: passámos a poder escolher entre comprar um jornal em papel ou ler gratuitamente as notícias nos sites e apps que temos sempre à mão.”
Tendo em conta este cenário, o Público começou a apostar no digital e conta, agora, com um 12,5 mil assinantes digitais, mais 47% do que no último ano. Além disso, a quota de mercado no digital é de 44%.