Sérgio Ferreira: Empresas têm de se tornar plataformas algorítmicas

O custo de vida subiu ao topo das preocupações dos consumidores, que estão cada vez mais focados em viver dentro do seu orçamento e comprar apenas os produtos essenciais que precisam para si e para as suas famílias no dia-a-dia, explica Sérgio Ferreira, Partner, Consumer Products and Retail Leader da EY Portugal.

Texto de Maria João Lima

Fotografia de Paulo Alexandrino

Conflitos geopolíticos, pressões inflacionárias e interrupções na cadeia de suprimentos estão a levar os consumidores a mudar os seus padrões de gastos à medida que esticam os seus orçamentos. A disrupção contínua está a levar os consumidores a introduzir mudanças dramáticas de curto prazo: compram mais bens essenciais, mas recorrem a alternativas mais baratas, levando ao cresci[1]mento das quotas de mercado das marcas da distribuição e ao recuo das marcas de fabricante. Estas são algumas conclusões da 4.ª edição do EY Future Consumer Index, elaborado pela EY Portugal, e que serviram de mote para a conversa com Sérgio Ferreira, Partner, Consumer Products and Retail Leader da EY Portugal. Uma coisa é certa: as diferenças entre o consumidor português e outros estão a desaparecer.

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