Será de esperar problemas de abastecimento em Portugal com os bloqueios franceses?
Os agricultores franceses saíram à rua para bloquear várias estradas no país como forma de denunciar a queda de rendimentos, as pensões baixas, a complexidade administrativa, a inflação dos padrões e a concorrência estrangeira.
Estes constrangimentos, que afectam várias auto-estradas e percursos alternativos, têm impacto na importação e exportação de produtos de empresas portuguesas, explica o porta-voz da Antram à Lusa.
«Não conseguimos quantificar, mas há muitos camionistas portugueses retidos devido ao bloqueio dos agricultores em França. Neste momento a situação é muito preocupante, não apenas por ser uma situação que se arrasta há vários dias, mas porque não há visibilidade sobre quando poderá terminar», diz André Matias de Almeida.
Assim, esta manifestação poderá trazer problemas de abastecimento a Portugal? A resposta, para já, da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) é que não.
«Portugal não tem uma dependência significativa de produtos que vêm daquela região, para além do retalho alimentar privilegiar sempre a produção nacional e, neste momento, não estamos a ter problemas de abastecimento de qualquer produto», afirma o director-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, numa resposta escrita enviada à agência Lusa.
Segundo a associação, em cima da mesa pode estar, contudo, um eventual impacto do bloqueio nas exportações da agricultura portuguesa, mas, por enquanto, tal «parece não estar a acontecer, pois os camiões com produtos nacionais estão a ser poupados no protesto, embora existam atrasos nos trajectos».