SensorialFIT vence 2.ª edição do Prémio SIM

A segunda edição do Prémio SIM – iniciativa que pretende distinguir projectos na área das Indústrias Criativas, que tenham um carácter inovador, mas também relevante para a comunidade em que se inserem -, já tem vencedor. Entre os 120 projectos participantes, destacou-se o sensorialFIT que, reunindo o consenso do júri, recebeu o primeiro prémio no valor de 25.000€.

Partindo da premissa de que existem milhares de crianças com deficiência que, devido às suas limitações, se deparam diariamente com dificuldades em vestir/despir as roupas convencionais, e que o simples acto de vestir uma camisa se pode tornar numa tarefa impossível para uma criança com paralisia cerebral, foi desenvolvido o sensorialFIT. Trata-se de um conceito de vestuário interactivo e customizável, que partirá de peças funcionais e confortáveis, às quais poderão ser anexados acessórios modulares de carácter terapêutico. Isto porque para minimizar as suas dificuldades psicomotoras, estas crianças necessitam de um constante acompanhamento terapêutico, nomeadamente ao nível da estimulação sensorial e cognitiva. Para os pais, as funcionalidades do sensorialFIT irão representar um prolongamento das salas de terapia, enquanto aos olhos das crianças não passarão de objectos lúdicos com os quais poderão interagir.

Na ficha técnica do produto percebe-se que o nome “sensorial” tem a ver com o conceito que está na base do produto – vestuário com estímulos sensoriais – enquanto a sigla “FIT” resume os conceitos de vestuário Funcional, Interactivo e Terapêutico (em inglês Functional, Interactive and Therapeutic clothes). Simultaneamente, é feita a associação com o sentido da palavra “fit” (fitting) no contexto da moda, que significa “assentar/vestir bem; adaptar-se ao corpo; ser confortável”.

O júri do Prémio SIM’12, presidido por Joana Vasconcelos, atribuiu ainda duas menções honrosas: uma ao Projecto Musikki (aplicação para o Facebook que permite aos utilizadores gerarem playlists de música baseadas nas partilhas dos amigos e das páginas que o utilizador “gosta”) e a outra ao Projecto VIRAL (uma plataforma online dedicada à cultura).

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