Seniores portugueses rendidos à Internet
Meia hora é o que basta para colocar a Internet à frente da televisão no que respeita às preferências dos seniores portugueses. Um estudo do Observador Cetelem revela que as pessoas entre os 50 e os 75 anos passam 10h40, semanalmente, a navegar na Internet, ao passo que para a televisão estão reservadas apenas 10h10, também semanalmente.
O valor relativo à Internet ainda fica abaixo da média europeia (13h15) mas, ainda assim, parece que os portugueses são mais fãs da World Wide Web do que a generalidade dos europeus. É que a média da Europa referente à televisão ultrapassa a da Internet: 13h45 versus 13h15.
Além de Portugal, também Itália, República Checa e Polónia registam a mesma tendência inversa. Quando o público é senior, a Internet ganha no número de horas despendidas. Ao todo, a Internet e a televisão ocupam 27 horas semanais do tempo dos seniores europeus, mais 20% do que no caso das gerações mais jovens.
Quanto às actividades predilectas, os jogos online e os serviços digitais relacionados com mobilidade e saúde vencem. «Com mais tempo livre do que os seus descendentes, os seniores portugueses consagram uma parte significativa do seu tempo à Internet e são cada vez mais exigentes com os serviços digitais», refere Diogo Lopes Pereira, director de Marketing do Cetelem.
O mesmo responsável acrescenta ainda que «esta presença assídua na Internet pode revelar-se uma oportunidade para os sectores do Marketing e da Comunicação de produtos e serviços».