Selos e distinções: que papel têm na decisão de compra e na percepção dos consumidores?

Por Cátia Fernandes, country manager Global Quality Ibéria Portugal

No contexto em que vivemos em que a oferta de produtos e serviços é vasta e variada, nem sempre a qualidade acompanha essa diversidade. Construir confiança junto dos consumidores é ainda mais importante actualmente e as empresas enfrentam o desafio de apresentar eficazmente a sua fiabilidade. Perante este contexto, os selos de qualidade ou distinções surgem como ferramentas cruciais e emergem como um farol de confiança para os consumidores, guiando-os em direcção a escolhas mais seguras e satisfatórias.

Reflicto sobre o papel destes dois selos de qualidade Prémios Sabor do Ano e Top Beleza na decisão de compra e na percepção dos consumidores, enumerando as principais vantagens para as empresas.

Transparência e Credibilidade: Os selos de qualidade actuam como símbolos de transparência, ao informarem os consumidores de que o produto tem qualidade, eficácia e excelência, afastando-os de outras escolhas, mas não só! Ao exibir esses selos, as empresas mostram e reforçam de forma visível o seu compromisso com a qualidade e eficácia, mas também estabelecem uma ponte de confiança com os clientes. Os consumidores tendem a confiar mais em produtos que detenham distinções reconhecidas, o que aumenta a credibilidade da marca.

O Sabor do Ano com 88% de awareness é uma referência para os consumidores, como comprovam os resultados do estudo de notoriedade efectuado pela ALSFullsense: 91% dos consumidores reconhece o selo Sabor do Ano, tendo-o já visto numa embalagem de um produto premiado; 86% considera que um produto Sabor do Ano é superior a outro concorrente sem o selo e 81% estaria disposto a pagar mais por um produto com o selo Sabor do Ano.

Garantia de Qualidade Percebida: A presença de um selo de qualidade sugere aos consumidores que o produto passou por testes e avaliações independentes, garantindo um nível mínimo de qualidade. No nosso caso, para atribuirmos os selos Sabor do Ano e Top Beleza usamos uma metodologia única que coloca o consumidor no centro, seguindo uma abordagem objectiva, clara e verdadeira, que se baseia nas propriedades funcionais do produto, sem influência da marca ou de outros factores emocionais do consumidor. Esta avaliação isenta e credível tem impacto na reputação da marca.

Importa também destacar que os selos surtem uma sinalização rápida de que o produto atende a padrões específicos, facilitando a escolha e incentivando o consumidor à experimentação. Segundo um recente estudo da Qualiteste realizado junto de uma amostra de 250 consumidoras, responsáveis pela compra de produtos de cosmética, beleza e higiene pessoal, 78% considerou o selo Top Beleza como o selo que mais chama a atenção e o que mais impacta as decisões de compra. 78% considerou ainda o selo Top Beleza como o mais sério e transparente, quando comparado com mais seis selos presentes no mercado nacional.

Incentivo à Inovação Sustentável: Alguns selos de qualidade estão agora alinhados com padrões ambientais e práticas sustentáveis. Isso não apenas promove a responsabilidade social corporativa, mas também incentiva as empresas a inovarem na minimização do seu impacto no meio ambiente. Os selos de qualidade, assim, tornam-se impulsionadores da inovação sustentável.

Diferenciação no Mercado: Num mercado competitivo, destacar-se é fundamental. Empresas que usam esta ferramenta de distinção no linear demonstram o seu compromisso com a excelência, mas também diferenciam os seus produtos e serviços da concorrência. É uma motivação adicional para a compra do produto ou serviço afinal, trata-se de um prémio do consumidor.

Marketing Eficaz: Os selos de qualidade e distinções podem e devem ser incorporados nas estratégias de marketing, servindo como ponte de comunicação, destacando as características e benefícios do produto. Permitem ainda mobilizar as equipas comerciais através de argumentos de vendas extra, impulsionando as vendas.

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes e exigentes, é imperativo que as empresas abracem esta tendência, não apenas para atrair clientes, mas também para contribuir para um cenário comercial mais ético, transparente e sustentável. A confiança do consumidor é, afinal, um activo valioso que um selo de qualidade pode ajudar a fortalecer. Empresas que aderem a esta ferramenta têm maior probabilidade de sucesso.

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