Seleccionador nacional lança apelo contra o racismo

Fernando Santos é o protagonista da mais recente campanha da Aministia Internacional. O líder da Selecção Portuguesa de Futebol aceitou o desafio da organização para integrar o movimento “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos” e deixar um apelo a todos os portugueses: “Não entrem na onda das ofensas, não dêem espaço ao racismo. A educação vem muito antes da rivalidade.”

Fruto de uma parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o novo vídeo de sensibilização tem por base uma palestra de Fernando Santos, que se torna viral depois de chegar às redes sociais. Dirigindo-se aos jogadores que vestem as cores de Portugal, o seleccionador lembra que não é só a vitória que conta e que cada um deles é um exemplo para quem acompanha os jogos através da televisão.

«Neste vídeo fica muito claro como o desporto pode ser um exemplo de direitos humanos para a sociedade porque, na sua essência, é inclusivo e multicultural», comenta Paulo Fontes, director de Comunicação e Campanhas da Amnistia Internacional Portugal.

Segundo o responsável, a educação para os direitos humanos vai além das escolas e o projecto “Eu Jogo Pelos Direitos Humanos” permite juntar também agentes desportivos à conversa, desde atletas a treinadores, árbitros e adeptos. A ideia é que possam usar a sua influência mediática de forma positiva e formativa.

«Juntos e juntas, vamos contribuir para um mundo melhor, sem violência e mais tolerância», acrescenta Paulo Fontes em comunicado. O vídeo com Fernando Santos conta com a colaboração da Havas Lisboa e da Garage Films.

Artigos relacionados