
Segunda mão, primeira escolha: Estes foram os produtos mais procurados pelos portugueses em 2024
Num estudo realizado pela Wallapop, plataforma de compra e venda de produtos reutilizados, a sustentabilidade foi apontada, em 2024, como um fator-chave nas decisões de compra de 8 em cada 10 portugueses. 83% das pessoas admite já ter comprado ou vendido artigos em segunda mão.
Num balanço que teve como objetivo apurar os hábitos de compra, venda e procura dos consumidores, os acessórios de moda, os dispositivos tecnológicos e os instrumentos musicais foram revelados como os principais líderes de vendas na plataforma em 2024.
Por outro lado, a lista de artigos mais procurados e desejados pelos consumidores incluiu iPhones, artigos da marca Parkside e dispositivos Kindle.
Sendo que, atualmente, 90% dos portugueses dizem rever, pelo menos uma vez por ano, os produtos que têm em casa para os vender em plataformas de produtos reutilizados, os meses com maior atividade de compra e venda na Wallapop foram dezembro, abril e julho. Ou seja, existe uma preferência não só por períodos de festividades, mas também de mudanças de época ou períodos típicos de limpezas profundas, como é o caso da Primavera e Verão.
Já os meses que registaram mais pesquisas foram outubro, novembro e setembro, característicos de mais consumo, como é o caso do regresso às aulas ou a Black Friday.
Embora o preço continue a ser o fator que mais influencia as escolhas de consumo dos portugueses, na compra e venda de bens em segunda mão o preço é complementado por outras motivações, com mais de metade (52%) destas compras a serem motivadas por razões não económicas, como, por exemplo, encontrar produtos únicos ou já descontinuados.
Inclusive, dentro de cinco anos, mais de 7 em cada 10 portugueses acreditam que irão optar pela compra de produtos reutilizados mais pelo seu impacto na sociedade do que por motivos financeiros.