Sector publicitário continua a apostar no digital. Televisão recupera mas não é suficiente

O mais recente relatório da agência Dentsu, “Ad Spend Forecast”, revela que o sector publicitário continua a crescer, especialmente nas áreas do digital e da televisão que, juntas, totalizaram, em 2021, um valor de mercado de 745 mil milhões de dólares, a nível global – mais 117,2 mil milhões de dólares do que em 2019, antes da pandemia.

Tanto uma área como outra têm beneficiado de “dinâmicas opostas”, de acordo com o relatório semestral, embora o investimento no digital tenha subido 29,2% em 2021 e uns adicionais 14,8% já em 2022. Desta forma, a percentagem do total investido em publicidade no digital alcança os 55,5%, mais do dobro da televisão (26,9%).

No lado inverso, o investimento em televisão linear subiu apenas 7,9% em 2021, ainda que esta tenha sido a sua melhor performance desde 2010. A Dentsu prevê que, ao longo de 2022, o sector irá crescer mais 3,8% com um valor de 198 mil milhões de dólares – uma taxa de crescimento, ainda assim, insuficiente para evitar o declínio da percentagem de investimento publicitário relativamente à connected TV e ao video on demand.

«A recuperação dos impactos iniciais da pandemia continua a decorrer de forma acentuada, especialmente no digital. À medida que passamos mais tempo a consumir media digitais, as marcas conseguem aproveitar uma maior flexibilidade com a qual os consumidores podem interagir através de diferentes pontos de contacto», comenta Peter Huijboom, global chief executive of media and global clients da Dentsu International, citado pelo site The Drum.

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