Sector dos Serviços de Comunicação é dos que mais quer contratar este ano
As perspectivas económicas portuguesas para o futuro próximo reflectem-se igualmente na intenção de contratação das empresas. De facto, 41% dos empregadores prevê aumentar as suas equipas no próximo trimestre, face a 14% que antevê uma redução, enquanto 43% das empresas espera manter o seu actual número de colaboradores. As conclusões são do estudo “ManpowerGroup Employment Outlook Survey”.
Tecnologias da Informação, Energia e Utilities, Serviços de Comunicação e Bens e Serviços de Consumo são os sectores com as previsões de contratação mais optimistas. Os empregadores dos nove sectores analisados em Portugal esperam aumentar as suas equipas no terceiro trimestre do ano, e oito destes sectores têm intenções de contratação mais optimistas, face ao segundo trimestre de 2023.
O sector dos Serviços de Comunicação, que incluem telecomunicações e media, apresenta uma Projecção para a Criação Líquida de Emprego de +32%. No entanto, este valor traduz uma ligeira descida, de 3 pontos percentuais, face ao último trimestre, e de 2 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado.
Com a previsão mais robusta está a categoria das Médias Empresas, cuja Projeção para a Criação Líquida de Emprego se fixa nos +38%. As Grandes Empresas apresentam a segunda Projeção mais forte, com o valor de +29%. Seguem-se as empresas de Pequena Dimensão e as Microempresas, com uma Projeção para o terceiro trimestre de +19% e 18%, respectivamente.