Sector das Relações Públicas vai crescer. Retenção de talento é o maior desafio

Em 2022, as principais questões abordadas pelo sector de informação e comunicação estavam relacionadas com o impacto da Covid-19, a incerteza causada pela guerra na Ucrânia e, ainda, com a contínua evolução tecnológica a nível mundial. Para perceber quais são as principais tendências, questões, desafios empresariais e oportunidades de comunicação que afectam a indústria das Relações Públicas (RP), a International Public Relations Network (IPRN) – representada em Portugal pela Central de Informação – realizou um inquérito interno entre os seus 48 membros, dos cinco continentes.

Os dados demonstram que as agências estão optimistas em relação às perspectivas comerciais em 2023: 80% aponta uma perspectiva de crescimento empresarial, 17% acredita na manutenção das actuais perspectivas e apenas 3% considera que será pior do que 2022.

Para abordar temas como Inteligência Artificial, 25% dos inquiridos considera a comunicação estratégica e a consultoria de RP como os principais serviços com oportunidades de crescimento, seguidos por 14% nas redes sociais e comunicação digital, 13% na gestão de crises e gestão de mudança, e 11% na estratégia digital.

Os inquiridos consideram ainda que as principais áreas em que se espera investir em 2023 são a formação e retenção de talento (16%), a tecnologia e produção de meios de comunicação (9%), a criatividade (7%) e a medição e análise (6%).

Como os maiores desafios para a indústria de RP em 2023, 36% dos inquiridos refere a retenção e atracção de talentos, 26% a confiança dos clientes para investir, apesar das perspectivas económicas incertas, e 17% o impacto da inflação e das taxas de juro no comportamento dos consumidores.

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