Sector automóvel líder em menções nas redes sociais

No ano passado, o sector automóvel foi o que obteve mais menções nas redes sociais, em Portugal, ascendendo a mais de 376 mil – o equivalente a 17,8% do buzz social do ano. A conclusão é do estudo “As marcas nos social media” da Marktest, elaborado com base na recolha de menções através do serviço Social Media Explorer.

Ao todo, foram recolhidas mais de dois milhões de menções às marcas que compõem o painel fixo de marcas monitorizadas, denominado Barómetro de Marcas. Mais de 190 insígnias de dezenas de sectores estiveram envolvidas neste estudo.

A seguir ao sector automóvel, o mais mencionado é o da tecnologia e equipamentos, com cerca de 334 milhões de referências. Seguem-se bancos e seguros, correios, telecom e cabo e grande distribuição alimentar. O top 10 é ainda constituído pelos sectores das bebidas, energia/combustíveis, transportes, alimentação e grande distribuição não alimentar.

Marcas com mais interacções

No total, o Social Media Explorer registou mais de 38 milhões de interacções nas páginas portuguesas no Facebook das marcas monitorizadas. Segundo o mesmo estudo, a grande maioria destas interacções (90%) são “gostos” a publicações na página da marca, seguindo-se as partilhas (7,7%) e comentários (2,5%).

Apesar de o sector com mais menções ser o automóvel, as marcas com mais interacções nas rede sociais são operadoras de telecomunicações: Meo e Nos lideram o ranking, representando, em conjunto, quase um décimo do total de interacções observadas em páginas portuguesas de marcas no Facebook. Destaque ainda para a Licor Beirão, marca com mais partilhas.

Durante o ano passado, registou-se uma média de 5775 menções por dia. 31 de Janeiro foi o dia com menos referências (2341) e 25 de Novembro o dia com mais (8879), embora Maio tenha sido o mês a contabilizar mais menções (mais de 200 mil).

Artigos relacionados