SECIL: Betão verdi zero: dar forma ao futuro

A descarbonização do sector é fundamental, razão pela qual se encontra actualmente comprometida em minimizar os efeitos dos seus processos produtivos para reduzir, com as suas soluções, o impacto nos edifícios e na indústria.

Na SECIL a resposta às alterações climáticas passa pela redução da intensidade carbónica da produção de cimento, betão e demais materiais de construção, pelo aumento da economia circular e pela promoção da biodiversidade. Além disso, este caminho passa também pelo aumento da eficiência energética nas instalações/equipamentos, pelo aumento do uso de combustíveis alternativos e pela eliminação do consumo de combustíveis fósseis. Estes são desafios que a empresa irá cumprir com a continuada criação de valor económico num contexto de globalização. Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é o caminho certo para a SECIL.

É neste contexto que surge o primeiro betão neutro em carbono do país, o Betão Verdi Zero. Com este novo produto, a SECIL está a dar um grande passo na construção de um futuro mais sustentável, com edifícios e infra-estruturas mais duradouros e com menor impacto no meio ambiente. O Betão Verdi Zero foi eleito Produto do Ano em 2023, na categoria de construção sustentável, sendo uma inovação ao nível do desenvolvimento de produto. Além de manter exactamente as mesmas características de resistência e durabilidade de um betão tradicional, utiliza matérias-primas que promovem a economia circular, através de incorporação de resíduos reciclados.

Para além disto, é certificado como um produto Carbon-Neutral, de acordo com o CarbonNeutral Protocol pela Climate Impact Partners, sendo este o framework líder para a neutralidade de carbono. Assim, todas as emissões remanescentes serão compensadas através de projectos de redução de emissões externas, garantindo que, por cada tonelada de CO₂ emitida pelo Betão Verdi Zero, exista uma tonelada a menos na atmosfera. Neste sentido, a SECIL está a apoiar projectos nas áreas da florestação, energia eólica e aquecimento solar de água, sendo uma forma de reduzir a pegada carbónica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

O Betão Verdi Zero é uma solução disruptiva, que atende às crescentes exigências do mercado ao nível da informação sobre o impacto do CO₂ nos materiais de construção. Em sintonia com a tendência de Green Buildings e certificações ambientais como BREEAM e LEED, este projecto responde a uma sociedade que procura cada vez mais produtos sustentáveis. Destaque-se ainda que o betão é um material 100% reciclável e, em geral, ostenta uma menor pegada ambiental ao longo de todo o ciclo de vida, sendo crucial para promover escolhas responsáveis e sustentáveis na construção.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

Artigos relacionados