No caminho da música
MARKETEER CONTENTSCada vez mais consolidada. É assim que podemos descrever a parceria entre a seat e o festival primavera sound, que se estende de portugal a espanha e até já conta com uma rádio digital non-stop
É uma ligação natural, aquela que a SEAT tem com o festival Primavera Sound. Não só porque a fabricante automóvel é já uma presença habitual no território da música, quer em Portugal, quer em Espanha, mas porque se tratam de duas marcas nascidas e criadas em Barcelona, onde o festival contou, este ano, com mais de 220 mil visitantes.
Por cá, a parceria entre a marca automóvel e o festival de música é alargada através do NOS Primavera Sound, no Porto, do qual a SEAT voltou a ser patrocinadora oficial este ano.
Para Teresa Lameiras, directora de Marketing da SEAT, mais do que um patrocínio, esta é uma autêntica «parceria estratégica» (e transfronteiriça) para a marca automóvel, que tem assim oportunidade de se conectar ao espírito jovem e urbano, à paixão pela música e pelo talento internacional».
«Com esta parceria, a SEAT testemunha a sua aposta na música, o seu espírito jovem e a ligação a uma cidade cada vez mais cosmopolita, como é a Invicta», afirma a responsável.
«O balanço tem sido positivo. Estamos muito satisfeitos por fazer parte de mais um de vários festivais que garantem valor acrescentado aos seus participantes. A ligação ao Primavera Sound já é natural para nós: além de sermos duas marcas nascidas em Barcelona, temos em comum o carácter mediterrânico, o espírito jovem e a paixão pela cultura e pela criação», reitera.
Activações e rádio digital
Entre as várias acções de activação que a SEAT levou este ano ao NOS Primavera Sound, que decorreu entre 6 e 8 de Junho no Parque da Cidade do Porto, o destaque vai para o lançamento da aplicação móvel SEAT Lost&Sound.
Testada em primeira mão no Primavera Sound de Barcelona, e disponibilizada depois na versão portuense do evento, esta app permitiu que os festivaleiros encontrassem os seus amigos perdidos no meio da multidão, com recurso ao GPS do smartphone e à tecnologia de realidade aumentada.
A SEAT marcou também presença com a SEAT Village, uma zona de chill out com Wi- -Fi gratuito, carregadores de telemóvel, bar de bebidas e DJ a partir do momento em que os outros palcos davam por terminada a programação.
Além disso, colocou no recinto uma escultura em movimento, que incentivou os festivaleiros a partilharem o momento nas redes sociais, bem como um mural de arte urbana criado no âmbito do projecto “SEAT Art Cities – Curated by Vhils”.
Além destas acções, houve também lugar às Bancadas SEAT e ao Palco SEAT, bem como ao SEAT Parking, um serviço de estacionamento dentro do parque da marca no recinto. Demonstrando a sintonia entre as duas marcas, e levando esta parceria a todo um novo patamar, a SEAT e o Primavera Sound lançaram este ano a Rádio Primavera Sound.
Por enquanto disponível apenas em Espanha, a nova plataforma de rádio digital e audiovisual oferece música e programação cultural através de streaming e a pedido, 365 dias por ano, 24 horas por dia.
Na última edição do festival, em Barcelona, a Rádio Primavera Sound e a SEAT transferiram os estúdios de gravação para o centro do festival, para uma emissão especial, que contou também com entrevistas e com a música do momento. «Esta parceria surgiu como forma de chegar mais perto do público jovem.
O balanço tem sido positivo e reforça a importância da nossa ligação à música com este festival conhecido mundialmente e que continua a crescer, dando a oportunidade de maior divulgação aos artistas que nele participam.
A música faz parte do nosso ADN e assim contribuímos para o seu crescimento», frisa Teresa Lameiras, acrescentando que não está previsto o lançamento de uma versão portuguesa da rádio, pelo menos para este ano.
Da música à arte urbana
A nível internacional, a marca automóvel é presença assídua nos principais festivais urbanos, como é o caso do Lollapalooza, em Paris e Berlim, e do Wireless Germany, em Frankfurt. Em Portugal, além do NOS Primavera Sound, a SEAT patrocina outros festivais de música, como o Lisb-On, as Festas do Mar ou o Iminente, que cruza a música e a arte urbana, com a cordoaria da Solidogma (de Vhils e Pedro Pires), com o qual a SEAT tem uma parceria.
«A música é transversal aos vários públicos, sendo que, ao apostarmos selectivamente em festivais específicos com grande impacto, conseguimos criar afinidade com esses públicos. Com isto, obtemos resultados muito positivos não só ao nível da mobilidade, mas também de proximidade», frisa Teresa Lameiras.
De resto, a música e a arte urbana são duas paixões que a marca tem vindo a alimentar. Ainda recentemente, desvendou o projecto “SEAT Art Cities – Curated by Vhils”, em que desafia cinco artistas (Draw&Contra, AkaCorleone, André da Loba, Beckham e Tamara Alves) a assinar cinco peças em cinco cidades (Porto, Lisboa, Aveiro, Braga e Carvoeiro).
As obras serão desvendadas ao público entre Julho deste ano e Março de 2020. «A estratégia de compromisso que a SEAT tem mantido com a música e com a arte urbana tem contribuído para que a marca se aproxime cada vez mais de um público criativo, dinâmico e activo, mas também cada vez mais informado e, por isso, mais exigente intelectual e culturalmente.
No fundo, o público que é o futuro das nossas gerações e o foco de crescimento para a SEAT. Acreditamos na mobilidade e nas vantagens que os nossos automóveis oferecem, e a nossa presença no território da música tem fortalecido esta relação de proximidade», afirma a directora de Marketing da SEAT. Por todos os projectos e parcerias realizados até ao momento, a SEAT acredita que tem tido um papel importante na sustentabilidade da música em Portugal.
E esta é uma estratégia que, garante Teresa Lameiras, será para manter nos próximos anos, ou não fizesse já a música parte do ADN e dos próprios automóveis da marca. «O território da música está a provar ser uma boa aposta para a marca. Deste modo, pretendemos dar continuidade à estratégia de proximidade com os clientes e potenciais clientes através da música.
A mesma música que podem ouvir no seu automóvel SEAT disponibilizado através de várias plataformas e usufruir do sistema de som Beats, que oferece uma experiência de música a um nível mais elevado, potenciando a experiência de condução», conclui a responsável.