Seat altera imagem e assinatura
Aos três valores core – design oriented, young spirit e dynamic – a Seat acrescentou outros três – mainstream brand, reliability e efficiency. Mudou a identidade corporativa e a assinatura, agora para Enjoyneering. Para reclamar novos valores e chegar a mais clientes, enquanto marca com elevados padrões de confiança.
Até agora, a Seat assentava a sua comunicação e posicionamento em três valores core: design oriented, young spirit e dynamic. E, com eles, reclamava “Auto Emoción”. Agora, sendo esta uma marca muito alicerçada no mercado europeu, o que os seus responsáveis perceberam foi que para ir mais longe era preciso jogar novos trunfos, chegar a novos consumidores. Aliás, conforme confidenciou à Marketeer o director de Marketing Seat, Christian Stein, é mesmo objectivo vir a duplicar o actual volume de vendas.
Para já, lançados foram os primeiros dados: alteração da identidade e design corporativo a acompanhar o novo Seat Leon. «O novo logo é um passo em frente na evolução da Seat. Reflecte perfeitamente os valores da nossa marca: nitidez, puro design e precisão, e engenharia de qualidade», sublinhou hoje o presidente James Muir, aquando da apresentação da nova imagem no Salão Automóvel de Paris.
O primeiro modelo que incluirá o novo logótipo é então o Leon. «O Leon é um ícone na nossa gama e representa o melhor da Seat. Um design magnífico, qualidade incomparável, tecnologia funcional e prazer de condução», considerou James Muir.
Quanto ao novo logo, e segundo os responsáveis da marca, representa a evolução contínua da imagem da Seat, alinhando a identidade e o design corporativo e simbolizando os seis valores da companhia: design, dinamismo, espírito jovem, eficiência, fiabilidade e acessibilidade.
No novo elemento visual destaque para o selo cromado, com o vermelho a passar para segundo plano. «O novo design do logótipo da Seat reflecte o nosso amor pelos detalhes e pela qualidade. Enquanto se mantém a identidade do nosso tradicional “S”, reduzimos o número de linhas que o configuram, concedendo um aspecto mais tridimensional, e o conjunto do perímetro é mais quadrado, mais geométrico. O resultado é um logo que transmite uma imagem mais moderna, precisa e esculpida», refere Alejandro Mesonero-Romanos, director de Design da marca e responsável pela mudança.
Ainda segundo explica, os traços do logo têm a sua origem num traço diagonal que recorda a icónica Avenida Diagonal da cidade de Barcelona.
O logótipo da Seat foi desenhado, desenvolvido e implementado num esforço conjunto entre o SDC (Centro de Design da companhia) e o departamento de Marketing e Comunicação; desde a investigação e esboços iniciais até à versão 2D do novo símbolo. Para além disso, o design exterior do novo Leon também influenciou o processo de desenvolvimento criativo do logótipo, com especial incidência, na conceptualização das superfícies que fluem. O processo criativo iniciou-se em meados de 2010 e contou com um calendário de execução progressivo.
A acompanhar todas estas mudanças, a assinatura não podia ficar imune. Daí que para trás tenha deixado a “Auto Emoción” para se assumir “Enjoyneering”. Uma assinatura que, segundo o presidente James Muir, «representa os valores e o ADN da marca: precisão tecnológica e engenharia de qualidade juntamente com um design emocional e mediterrânico».