Sea Life Porto integra acção global de limpeza de praias
Na próxima sexta-feira, dia 9, o Sea Life Porto vai fazer parte da Global Beach Clean, iniciativa de âmbito mundial que envolve a limpeza de praias e que desafia famílias e amigos a arregaçarem as mangas e a participarem.
Segundo o Sea Life será a maior acção do género até à data, uma vez que irá durar uma semana inteira. A Global Beach Clean arranca na Nova Zelândia e vai passando por diferentes países, até acabar nos Estados Unidos da América. Ao todo, são mais de 50 centros Sea Life que integram a iniciativa.
«A maior parte dos resíduos de plástico espalhados em todo o mundo acaba por ir dar ao mar. O lixo que chega às nossas costas não é apenas desagradável à vista, como também prejudica e mata a nossa preciosa vida selvagem. Centenas de espécies de vida selvagem marinha, incluindo focas, aves marinhas, tartarugas ou baleias, confundem o lixo marinho com comida, resultando em inanição, envenenamento e bloqueios estomacais fatais», explica Andy Bool, director do Seat Life Trust, organização dedicada à conservação marinha.
No caso de Portugal, a limpeza irá acontecer às 10h30, em frente ao Sea Life Porto. Todos os voluntários interessados podem inscrever-se online até quarta-feira, dia 7, sendo que as vagas são limitadas. Quem conseguir um lugar terá acesso a colete, luvas e sacos de lixo.
Segundo Rui Ferreira, director-geral do Sea Life Porto, esta iniciativa é mais um reforço do trabalho que têm vindo a desenvolver nos últimos anos. «Sabemos que, felizmente, existe uma maior atenção nesta temática agora, mas é essencial continuar a consciencializar as famílias, especialmente os mais novos, para a importância da preservação do meio ambiente e protecção dos oceanos e da vida marinha que nele habita», sublinha.