Se tem iPhone, esta aplicação é para si
Disponível na Apple App Store do iPhone, o Dumb Phone, que quer dizer “telefone burro”, pretende simplificar a vida digital dos utilizadores. A aplicação, criada pelo programador independente Michael Tigas, elimina os ícones coloridos, as notificações e os emblemas indutores de dopamina que, muitas vezes, roubam a atenção de quem usa o aparelho. Em vez disso, oferece uma interface simples com os botões essenciais para as aplicações mais utilizadas.
A verdade é que os smartphones estão constantemente a roubar a atenção de quem os usa. O Dumb Phone surge, por isso, como uma espécie de antídoto para combater uma realidade que pode ser cansativa.
Através deste launcher intuitivo, pode-se personalizar o ecrã inicial seleccionando as aplicações essenciais e adicionando widgets para que, quando se desbloqueia o dispositivo, seja apresentado apenas o necessário.
Nesse sentido, pode-se escolher até um máximo de seis aplicações, depois a app permite a criação de um widget para o ecrã principal com essas opções.
É também possível ajustar o papel de parede, o fundo e o texto, e escolher entre um tema escuro e elegante ou um claro.
A aplicação permite ainda criar launchers para diferentes contextos – trabalho, lazer ou noite- em que cada um deles selecciona as aplicações mais relevantes para a ocasião.
O Dumb Phone é gratuito durante um período experimental, com a opção de actualização permanente.