Se quiser, pode participar no spot da nova campanha da Qatar Airways. Saiba como

A marca está a posicionar a sua nova campanha “AI Adventure” como parte de um esforço contínuo para abraçar a tecnologia emergente para melhorar o seu marketing e a experiência do cliente.

Um rapaz esbarra com uma rapariga num encontro casual. Olham-se nos olhos por um momento antes de se deixarem levar um pelo outro. O rapaz põe toda a sua vida em suspenso para conhecer a rapariga, mas o universo conspira para os juntar. Finalmente, contra todas as probabilidades, reencontram-se.

A Qatar Airways condensou esta história num anúncio de três minutos. No vídeo, Jodi, um modelo e actor, choca com um desconhecido quando este sai de um carro. É um típico momento de amor à primeira vista de Hollywood, mas rapidamente uma amiga afasta-a, e ela perde um brinco no processo.

O homem passa os três meses seguintes a viajar pelo mundo em voos fretados da Qatar, tentando encontrá-la. Mas há uma reviravolta. A marca convida os espectadores a inserirem-se nas cenas do vídeo utilizando software de digitalização facial e inteligência artificial.

«A ideia da campanha era: como é que levamos as pessoas para um mundo onde podem juntar viagens e amor? A IA foi apenas um elemento que nos ajudou a transmitir essa narrativa», explica Babar Rahman, o vice-presidente sénior de marketing global da marca.

Rahman acrescenta que «o sistema foi concebido para rejeitar imagens de celebridades ou figuras públicas. Depois de carregarem as suas imagens, os utilizadores têm a opção de escolher entre uma variedade de tons de pele para as suas personagens personalizadas. Os utilizadores também têm de concordar com um extenso acordo de termos de serviço antes de submeterem as suas imagens aos servidores da Qatar Airways.».

AI Adventure foi desenvolvido em parceria com a McCann Worldgroup.