Se quiser partilhar a conta Netflix vai ter de pagar
O fim da era da partilha de contas na Netflix já chegou a Portugal. A partir de ontem, dia 8 de Fevereiro, a plataforma deixou de estar acessível aos utilizadores que não moram na mesma casa que a pessoa detentora da conta. O País faz parte de um grupo de quatro regiões do mundo – acrescenta-se Espanha, Canadá e Nova Zelândia – onde a nova medida já foi implementada depois de vários meses de testes na América Latina.
A razão dada pelo streamer para esta nova abordagem prende-se com o impacto que a partilha de contas tem na sua capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade. Serão mais de 100 milhões as pessoas que fazem uso de contas que não são suas.
Assim, as contas ficam agora restritas à localização principal, que, caso não seja definida pelo utilizador, será automaticamente estabelecida pela plataforma com base na utilização dos dispositivos. É possível utilizar a plataforma em viagem e ainda adicionar membros que não residam na sua casa, esta última por um valor extra de 3,99 euros cada, sendo que no plano Standard é possível adicionar um membro extra e no Premium dois. Estas são as instruções que se podem ler no Centro de Ajuda da Netflix:
- Configurar a localização principal: vamos ajudar os membros a fazer esta configuração, para garantir que todas as pessoas que vivem na sua residência podem usar a sua conta Netflix.
- Gerir acessos e dispositivos: os membros podem agora facilmente gerir quem tem acesso à sua conta a partir da nova página “Gerir acessos e dispositivos”.
- Transferir perfis: as pessoas que usam uma conta podem agora facilmente transferir um perfil para uma nova conta, cuja adesão seja paga por elas, mantendo as respetivas recomendações personalizadas, o histórico de visualização, A Minha Lista, os jogos guardados, e muito mais.
- Ver a Netflix em viagem: os membros podem continuar a ver a Netflix nos seus dispositivos pessoais ou iniciar sessão num novo televisor, por exemplo, num quarto de hotel ou numa casa de férias.
- Comprar uma opção de membro adicional: em vários países (incluindo Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha), os membros com um plano Standard ou Premium podem adicionar contas secundárias de membro adicional, para até duas pessoas fora da sua residência, cada uma com o seu próprio perfil, recomendações personalizadas, dados de início de sessão e palavra-passe, por um custo adicional mensal de 3,99 € por pessoa (em Portugal).
«Valorizamos os nossos membros, e reconhecemos que existem muitas opções de entretenimento. Uma conta Netflix destina-se a ser usada numa residência e os membros têm à sua escolha vários planos, com diferentes características», salienta Chengyi Long, director do streamer, em comunicado.
As regras estão estabelecidas por agora, mas o responsável deixa no ar a possibilidade de futuras mudanças: «Estas novas funcionalidades serão aperfeiçoadas com base no feedback dos nossos membros, para podermos melhorar a Netflix nos próximos anos.»