Se é cliente Vinted, tenha atenção. Os seus dados podem estar comprometidos
A Comissão Nacional de Informação e Liberdade, autoridade francesa para os canais digitais, divulgou que a Vinted, especializada na compra e venda de artigos de moda em segunda mão, terá de pagar uma multa de 2,38 milhões de euros.
Tudo porque desde 2020 que a empresa tem acumulado várias queixas de incumprimento no que diz respeito à protecção de dados, principalmente em França, onde se concentra a maioria dos clientes da plataforma.
A maiorias das reclamações tem a ver com as dificuldades encontradas pelos utilizadores em relação ao direito à eliminação de dados. As queixas foram dirigidas à autoridade lituana para a proteção de dados, o país de origem da empresa, que assumiu a investigação do caso, bem como pela aplicação da sanção.
A Vinted desaprovou a decisão e argumentou que a acusação não tem base jurídica e ultrapassa a legislação atual. Por isso, irá recorrer do veredicto.
Segundo a autoridade francesa para os canais digitais, a plataforma não alerta para as atividades maliciosas dos utilizadores. Mais: a Vinted torna essas práticas invisíveis, violando os direitos dos utilizadores da sua rede.
Posto isto, a Vinted não defendeu a sua posição e também não conseguiu demonstrar que agiu corretamente face aos pedidos dos clientes de direitos de acesso aos dados pessoais.
É importante salientar que, em 2023, a plataforma fechou o seu exercício financeiro com vendas superiores a 370 milhões de euros. A empresa lituana tem mais de 1.500 funcionários e está presente em 19 países da Europa e da América, sendo Portugal um deles. A plataforma tem atualmente um total de 65 milhões de utilizadores, 39% dos quais são de França, o principal mercado da empresa.