Schweppes: Vamos beber um copo?

Com ou sem gás? Fresca ou natural? Com ou sem sabores? Da torneira ou engarrafada? As perguntas são cada vez mais quando se fala de água. Cada português consome, em média, 146,4 litros de água engarrafada. Dados do sector indicam ainda que, em Portugal, o consumo de água engarrafada tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos e que, em 2019, os portugueses consumiram 1,215 milhões de litros de águas engarrafadas, o que corresponde a cerca de 65% do total de bebidas não alcoólicas consumidas.

Dados da vaga global de 2020 do estudo TGI da Marktest mostram que o número de portugueses, que consumiram água com sabor engarrafada nos últimos 12 meses, foi de 1 milhão e 907 mil. Mas nem todos os portugueses bebem este tipo de água de igual forma. De acordo com a análise, o consumo é mais relevante nos indivíduos entre os 25 e os 54 anos, atingindo o valor máximo nos indivíduos entre os 35 e os 44 anos (29,7%); por regiões, a Marktest destaca os residentes no Grande Porto e Litoral Norte.

ABRIR A TORNEIRA

Em Portugal, a água da torneira tem um excelente nível de qualidade. Quem o garante é o projecto águadatorneira.pt, segundo o qual há muitos motivos para que esta seja sempre a bebida preferida. Um deles é o facto de ser uma opção segura e mais ecológica face às garrafas tradicionais de plástico. De acordo com dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), a percentagem de água segura em Portugal Continental é de 98,85 %, um valor considerado de excelência.

EU É MAIS SUMOS

Entretanto, um inquérito online da Multidados mostra que 34,7% dos portugueses consultados bebe sumos duas a três vezes por semana, sendo o pequeno-almoço a ocasião preferida para incluir esta bebida na alimentação (36,4%). Logo depois surge o lanche da tarde/manhã (35,8%) e só depois o almoço ou outras refeições (18,8%). A mesma análise revela ainda que 61,1% dos inquiridos gasta até 10,99 euros em sumos por mês.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Águas e Sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.

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