Schweppes pede ajuda para que os espanhóis aprendam a jantar mais cedo
“Queridos portugueses: perdoamos-vos por não nos terem dado nem um ponto na Eurovisão, se nos ensinarem a jantar às 20h.” A mensagem é deixada pela Schweppes numa campanha desenvolvida na vizinha Espanha e que visa apoiar o sector da restauração.
A marca de água tónica pede ajuda aos restantes países da Europa para que ensinem os espanhóis a jantar mais cedo e, assim, cumprirem as restrições impostas pelo governo ao horário de funcionamento dos restaurantes. Devido à pandemia de COVID-19, estes estabelecimentos terão de encerrar mais cedo, obrigando os clientes a alterar os seus hábitos de consumo. Acabaram-se os jantares às 22h.
Além dos portugueses, há recados também dirigidos aos ingleses ou aos suecos, por exemplo. No primeiro caso, a Schweppes diz que aceita as sandálias com meias se explicarem como se janta às 20h. No segundo, pede para que lhes deixem o manual de instruções para isso mesmo – naquilo que será uma referência à marca sueca IKEA.
Segundo o site Marketing News, trata-se de uma campanha desenvolvida pela agência La Despensa, com divulgação em exterior, plataformas digitais e acções de relações públicas. «Com um simples gesto, como copiar o horário de jantar dos nossos amigos ingleses, franceses ou suecos, podemos impulsionar o canal Horeca e diminuir o impacto económico de todos aqueles que enfrentam esta dura situação atrás de um bar», explica Miguel Olivares, director-geral criativo da La Despensa.