Saúde: Um compromisso socialmente responsável

Mónica Pinto Coelho, Marketing director Iberia da CBRE

Saúde é o que desejamos a quem nos é mais próximo e a quem queremos o bem. E percebe-se porquê: por muito complexo que um problema se nos afigure, nada iguala a forma como uma questão ligada à saúde pode afectar o nosso bem-estar e qualidade de vida. Claro está, “a saúde não é tudo, mas tudo é nada sem saúde”. Uma frase que Sócrates, um dos grandes filósofos gregos, eternizou, para evidenciar a importância que a saúde assume na sociedade e na vida de cada um.

E, como era na Antiguidade, assim é nos dias de hoje: a saúde continua a ser um tema de constante debate e uma prioridade na agenda política, tanto da Europa como em Portugal. Dado o panorama actual da saúde, a responsabilidade de transformar esta área – tão urgente como necessária – não recai unicamente nos decisores políticos. Garantir a sustentabilidade da saúde implica também o envolvimento de outros agentes que reforcem o seu compromisso e acções para mudar atitudes, comportamentos e abordagens à saúde, que são determinantes para uma transformação efectiva nesta área. E todos devemos trabalhar para cumprir o nosso papel.

E que papel cabe às marcas? Actualmente muito se fala sobre estratégias ESG (Environmental, Social & Governance) e dos ODS (Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável) que as marcas implementam, para agregar valor e aumentar a sua reputação. Na prática, esta estratégia consubstancia-se na adopção de políticas baseadas nestes três pilares – social, económico e ambiental – que abrangem uma grande diversidade de temas, entre os quais, naturalmente, os ligados à saúde. Para tal, as marcas podem e devem utilizar a comunicação como uma ferramenta eficaz para sensibilizar as comunidades para determinadas doenças, seja para a importância da sua prevenção, seja para a atenção que quem sofre necessita.

Este é um caminho que tem sido feito pela CBRE, realizando diversas campanhas sobre a prevenção e promoção da saúde, para fazer a diferença na vida dos visitantes dos seus centros comerciais. Exemplo disso é a “Hora Tranquila”, uma iniciativa que visa melhorar as condições de acessibilidade nos centros comerciais a pessoas que sofram de perturbação do espectro do autismo. Além disso, a CBRE tem-se comprometido activamente com questões relacionadas com quem sofre de Síndrome de Down, Alzheimer ou Autismo, reforçando o nosso compromisso em proporcionar um espaço seguro, confortável, inclusivo e acessível para todos.

Sendo o principal objectivo dos centros comerciais a proximidade à comunidade em que se inserem, a CBRE criou, a nível ibérico, o programa “Caring for Communities”, focado em desenvolver acções que pretendem gerar um impacto positivo e valor social junto da sociedade. São este tipo de iniciativas, muitas vezes realizadas em parceria com associações locais ou nacionais, que alavancam a mudança, ao mesmo tempo que criam um impacto social significativo. Este é um dever de uma marca como a nossa que, por preservar a sua liderança no segmento da consultoria imobiliária, tem a enorme responsabilidade de comunicar de forma a sensibilizar a comunidade envolvente para os temas mais relevantes da sociedade, como a saúde. Só assim, como agente activo na comunidade, conseguimos proporcionar um espaço inclusivo para todos.

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