Saúde, sustentabilidade e tradição são das principais tendências gastronómicas para 2023
Saúde, sustentabilidade e tradição estão entre as principais tendências gastronómicas para 2023, segundo um estudo elaborado pelo TheFork em parceria com a NellyRodi, agência internacional especializada em previsões e consultoria estratégica.
Da recuperação das tradições à importância da digitalização, passando pela preocupação com a saúde e com o ambiente, a investigação enquadra estas tendências em quatro pilares:
- Reconexão: a vontade de reintegrar o antigo know-how e de preservar costumes.
- Partilha: o foco nas histórias para além da comida; quem está por detrás das criações.
- Provocação: revolução nos pratos e modelos, fruto da radicalização dos movimentos.
- Performance: a cozinha enquanto ciência da saúde e experiência única.
«O TheFork juntou-se mais uma vez à agência NellyRodi para apresentar as principais tendências gastronómicas para 2023. A comida já não é apenas uma necessidade primária de sobrevivência e os hábitos alimentares que adoptamos contribuem para a nutrição do nosso corpo, mente e alma. O mundo enche-se de desafios e os clientes questionam-se cada vez mais antes de experimentarem um alimento ou de reservarem em restaurantes. O conhecimento e a descoberta são, assim, poderosos aliados, que fazemos questão de promover sempre que possível», afirma, em comunicado, Sérgio Sequeira, country manager do TheFork para Portugal e Espanha.