Saúde e ambiente levam portugueses a optar por produtos vegetais

Um inquérito realizado pela Upfield mostra que os portugueses estão cada vez mais despertos para as opções de origem vegetal no que ao consumo alimentar diz respeito. Entre aqueles que escolhem incluir estes produtos no seu dia-a-dia, 60% fá-lo por razões de saúde e 15% por preocupações ambientais.

Segundo a empresa de cremes vegetais, verifica-se que, na generalidade, os portugueses parecem estar cada vez mais informados sobre os diferentes tipos de dietas (79%). No entanto, é junto dos mais jovens que se notam as maiores alterações de hábitos: 86% está desperto para o vegetarianismo, 77% para a dieta mediterrânea e 72% para a alimentação vegan.

Para lá do conhecimento, o estudo mostra que o vegetarianismo é adoptado maioritariamente por mulheres entre os 18 e os 24 anos. Por outro lado, a dieta mais focada no peixe e o flexitarianismo são a escolha dos inquiridos entre os 25 e os 44 anos.

“Esta parece ser uma evolução positiva, quando comparada com os dados de 2007 até 2017, quando 1,2% dos portugueses disse não consumir carne nem peixe”, aponta a Upfield.

Nos últimos meses, 69% dos inquiridos afirma ter aumentado o consumo de vegetais, 52% come mais fruta, 28% cortou nos produtos lácteos e 26% privilegia alternativas de origem vegetal.

A análise da Upfield à percepção de mais de mil pessoas evidencia ainda que 65% dos portugueses inquiridos acredita que os produtos de origem vegetal são tão ou mais saborosos do que os de origem animal. Quanto ao facto conveniência, 43% dos inquiridos, sobretudo entre os 45 e os 65 anos, concorda que é fácil encontrar alternativas alimentares de origem vegetal em áreas comerciais.

«Estes dados mostram a preocupação crescente dos portugueses com uma dieta saborosa, natural e sobretudo sustentável. Cuidar da saúde e do ambiente são dois actos relacionados e que envolvem também um compromisso com uma dieta de origem vegetal, um modelo que devemos priorizar para o bem da sociedade e do planeta», comenta Jessica Pita, Brand manager da Flora Plant, nova marca de creme vegetal produzido com uma mistura de óleos de palma, girassol e canola de fontes sustentáveis.

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