Saudades do cheiro a gasóleo? Ford cria fragrância especial para condutores de eléctricos
A Ford, à semelhança da generalidade das marcas do sector automóvel, está a investir na electrificação da oferta. No entanto, teme que alguns condutores sintam falta de determinados aspectos da condução de um veículo a gasóleo ou gasolina, nomeadamente o cheiro a combustível.
É assim que nasce a Mach-Eau, fragrância desenvolvida pela Ford para todos os fãs de combustíveis fósseis. Criada a pensar nos donos do novo Mustang Mach-E GT, esta fragrância premium poderá ajudar na transição de um carro a gasóleo para um eléctrico, segundo explica a marca em comunicado.
Tudo começou com um inquérito. De acordo com dados recolhidos pela Ford, um em cada cinco condutores afirma que o cheiro a combustível é aquilo de que mais sente falta quando muda para um veículo eléctrico. Além disso, o gasóleo ou gasolina também ficaram em primeiro lugar no top dos cheiros mais populares, à frente do vinho ou do queijo, por exemplo.
A Mach-Eau junta notas de fumo com borracha e, claro, combustível para ajudar os condutores a experienciar o novo Mustang Mach-E GT da melhor forma possível. Contudo, a fragrância não está disponível para venda e, segundo a marca, foi desenvolvida apenas para desmistificar algumas ideias associadas aos veículos eléctricos e convencer condutores mais tradicionais do potencial desta nova categoria.
«A julgar pelo nosso inquérito, o apelo sensorial dos carros a gasóleo é ainda algo a que os condutores se mostram relutantes em abdicar. A fragrância Mach-Eau está desenhada para lhes dar um pouco desse cheiro a combustível que ainda anseiam», sublinha Jay Ward, director de Product Communications para a Ford Europe.