São os emojis uma nova forma de marketing?

O sucesso recente da utilização de emojis pela Domino’s serviu para despertar os marketeers para o poder que estes pequenos símbolos podem ter na comunicação das marcas. Agora que os corações, sorrisos, mãos e cupcakes já fazem parte do dia-a-dia dos cibernautas, talvez seja a altura certa para também as marcas adoptarem a nova linguagem.

Tony Clement, vice-presidente de analytics da agência Big Spaceship, afirma, em declarações à Advertising Age, que a proliferação de emojis representa o nascimento de uma nova língua bem à nossa frente.

O executivo explica ainda que estão a trabalhar com tecnológicas para criar definições que permitam categorizar a utilização de emojis. O objectivo é que seja possível retirar dos emojis informações sobre os consumidores e os seus comportamentos, já que, por exemplo, um coração nem sempre significa amor, podendo representar ironia.

Para além das mensagens entre amigos, os símbolos surgem agora também no Instagram e no Twitter. O primeiro revelou que a utilização de emojis cresceu exponencialmente desde que a Apple introduziu o teclado emoji em 2011 e o Android fez o mesmo em 2013, sendo que, actualmente, aproximadamente metade do texto presente no Instagram diz respeito a emojis.

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