Santarém anfitriã das 7 Maravilhas da Gastronomia

7mg_Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, as “7 Maravilhas”, vão em 2011 eleger as “7 Maravilhas da Gastronomia”, numa iniciativa que vai divulgar e promover o património gastronómico nacional. «As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural e são factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. Em 2011 damos a conhecer um Portugal mais rico, mais saboroso e sempre ao gosto de cada um», explica Luís Segadães, presidente das “7 Maravilhas”, garantindo que se contam «pelos dedos de uma mão os países com verdadeiro capital de perenidade, para falar do património gastronómico, como só Portugal tem».

A iniciativa arrancou hoje, em Santarém, cidade anfitriã da declaração oficial das “7 Maravilhas da Gastronomia” e onde serão revelados os 7 pratos mais votados pelos portugueses. O processo para eleger as “7 Maravilhas da Gastronomia” tem início hoje, a 7 de Fevereiro, com a abertura da fase de candidaturas no site oficial, até dia 22 de Fevereiro.

As receitas e pratos a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do país e em 7 categorias: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces. A short list de 21 finalistas será apresentada a 7 de Maio de 2011, após um processo de seleção por parte de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas, que por sua vez será reduzida aos 21 finalistas por um painel de 21 personalidades.

A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2011. As “7 Maravilhas da Gastronomia” serão reveladas no mesmo mês em Santarém, numa cerimónia a transmitir em directo pela RTP, estação que vai envolver as áreas de informação e programação e divulgar as 21 finalistas durante os meses de Julho e Agosto, no programa “Verão Total”. A declaração oficial será apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...