Santander unifica no Reino Unido
A partir de hoje, o Abbey National Bank e o Bradford&Bingley deixam cair as suas marcas e passam a ser… Santander! Um processo de unificação que ficará concluído durante o exercício em curso, quando mudar também o Alliance&Leicester.
O lançamento da operação de hoje conta com a presença do próprio presidente do Grupo, Emilio Botín.
Num só dia, 350 agências dos dois bancos britânicos adoptam então o nome do Gupo espanhol, devendo atingir as mil agências no final do mês. Quanto às agências do Alliance & Leicester, que o Santander comprou em 2008, mudarão de forma gradual até ao final do ano.
O processo mais simples é o do Abbey que já tinha assumido a cor vermelha corporativa do Santander e a chama do logótipo. Actualmente, o Abbey é o primeiro banco na concepção de empréstimos no Reino Unido. Nos primeiros nove meses do ano registou quase 946 milhões de libras de receitas (um pouco mais de 1.050 milhões de euros). As outras duas marcas, a Alliance&Leicester e o Bradford&Bingley, responderam por 219 milhões de libras (cerca de 243 milhões de euros).
Contas feitas, no final do corrente ano, o Santander terá no Reino Unido cerca de 1300 agências com a mesma marca, que poderão ser usadas pelos 25 milhões de clientes dos três bancos.
O Grupo Santander comprou o Abbey National em 2004, tendo adicionado os activos do Alliance & Leicester e os depósitos e rede comercial do Bradford & Bingley em 2008, durante a crise financeira. Com estas duas compras, o plano de expansão do grupo no mercado britânico foi antecipado em três anos, sendo o Santander agora o terceiro maior banco britânico em termos de depósitos e o segundo em hipotecas, com uma quota de 11% do sector bancário no Reino Unido.