Samsung Portugal quer levar tecnologia ao ensino da Matemática

Um grupo de 35 alunos do 7.º ano de escolaridade vai colocar à prova as vantagens da tecnologia no ensino da Matemática. Em Maio, serão conhecidos os resultados desta primeira edição do Laboratório de Matemática, iniciativa piloto que visa reforçar a ligação e melhorar a formação dos alunos nesta disciplina.

Promovido pela Samsung Portugal em parceria com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Sociedade Portuguesa de Matemática e MathemaTIC, explora um novo método educativo através de uma turma virtual, durante oito semanas. Os alunos serão acompanhados por um tutor que os orientará na resolução dos exercícios propostos, mediante um programa definido e alinhado com os conteúdos leccionados em aula, segundo adianta a Samsung em comunicado.

No final, os participantes serão avaliados de forma a apurar o impacto da tecnologia na aprendizagem e no aproveitamento na disciplina de Matemática. Esta análise terá por base a comparação com as notas de um grupo de controlo.

«O Laboratório de Matemática enquadra-se no nosso compromisso de contribuir para o reforço das competências digitais no sector da Educação e de capacitar os seus intervenientes para a adopção de um modelo capaz de responder às necessidades de alunos, professores e instituições de ensino a nível nacional, independentemente do local, do contexto ou do desafio», explica Cláudia Rodrigues, head of Marketing & Communications na Samsung Portugal.

Segundo a responsável, a experiência reunida até agora mostra que os alunos estão mais predispostos, motivados e adaptados a um sistema de ensino que privilegie a tecnologia, tanto na escola como em casa. «Ampliar as soluções tecnológicas e digitais e reforçar o acesso dos alunos à tecnologia que melhor potencie as suas qualidades é o nosso objectivo», acrescenta.

Artigos relacionados