Samsung, Nestlé e Panasonic lideraram vendas mundiais em 2010
As 250 maiores empresas de produtos de consumo geraram vendas conjuntas no valor de 2,81 biliões de dólares em 2010 (aproximadamente 2,15 biliões de euros), o que representa um aumento de 8,4% face aos 2,57 biliões de dólares registados no ano anterior, de acordo com o relatório “Global Powers of the consumer products industry 2012”, divulgado pela consultora Deloitte.
O estudo reúne os dados relativos ao ano fiscal de 2010 das companhias, incluíndo as que terminaram esse exercício em Julho de 2011. De acordo com o documento, a Samsung liderou o ranking das empresas de bens de consumo, com cerca de 134,5 mil milhões de dólares acumulados em vendas. Em segundo lugar surge a Nestlé, que obteve vendas no valor de 105,5 mil milhões de dólares, e o pódio é completado pela tecnológica Panasonic, cujas vendas totalizaram 101,7 mil milhões. O Top 5 é completado pela Procter & Gamble (82,6 mil milhões de dólares) e Sony (73,8 mil milhões).
De acordo com a Deloitte o volume médio de vendas para o top das 250 empresas aumentou para 11,3 mil milhões de dólares em 2010, face a 10,3 mil milhões de dólares registados no ano anterior. Entre o sectores com melhor performance destacaram-se, naquele ano, as indústrias da moda e pneus.
«2010 foi um ano forte para as empresas de grande consumo apesar da volatilidade dos mercados devido à crise da dívida na Europa, dos problemas constantes no mercado imobiliário norte-americano e do abrandamento na China», refere em comunicado Ira Kalish, director de Consumer Business da Deloitte Research nos Estados Unidos.