Samsung lança serviço de streaming de música
A Samsung lançou o Milk Music, um serviço de reprodução de música por streaming gratuito e livre de publicidade que irá competir com serviços como o Pandora, o Spotify e o iTunes Radio (da Apple) e que irá funcionar apenas nos dispositivos móveis da marca sul-coreana. Por enquanto, está apenas disponível nos EUA.
Nos últimos anos, o mercado das aplicações móveis tem assistido a um aumento deste tipo de serviços. No entanto, o novo produto da Samsung pretende distinguir-se da concorrência e eliminar uma série de problemas comuns que foram surgindo, como as interrupções com anúncios publicitários, longos processos de instalação dos programas ou músicas que se repetem demasiadas vezes numa determinada estação, explica Chris Martinez, director de Planeamento de Serviços da Samsung, citado pelo site especializado em tecnologia The Verge.
A solução da companhia sul-coreana foi a criação de uma aplicação móvel cujo display apresenta apenas um botão circular no meio, no qual os utilizadores devem tocar para mudar de estação – uma funcionalidade que, segundo a marca, simula os controlos dos rádios antigos. Os utilizadores podem escolher entre cerca de 200 estações seleccionadas, que organizam as músicas disponíveis pelo género, que pode ir desde os maiores hits da música pop (por exemplo dos anos 80 ou 90) ao jazz. Ao todo, estão disponíveis mais de 13 milhões de músicas, cujos direitos pertencem à Slacker Radio.
À semelhança de outros serviços, os utilizador do Milk Music poderão marcar as suas músicas preferidas, criar playlists e escolher estações de música com base nos artistas, numa determinada faixa ou no género. De acordo com a Samsung, os utilizadores podem mudar de música sem terem de esperar, uma vez que a aplicação descarrega automaticamente os oito segundos iniciais de cada música que seja apresentada no ecrã.
À semelhança do que acontece com outros serviços, como o Pandora, o Last.fm e o iTunes Radio, os utilizadores do Milk Music apenas poderão alternar de música seis vezes no espaço de uma hora. O serviço está disponível na Google Play e, por equanto, apenas pode ser instalado num conjunto restrito de smartphones e tablets da gama Galaxy.
Veja aqui o vídeo de apresentação do Milk Music: