Samsung irá lançar smartphones Tizen este ano

A Samsung anunciou que irá começar a vender smartphones baseados no sistema operativo móvel Tizen no decorrer deste ano. O objectivo da tecnológica sul-coreana passa por reduzir a sua dependência em relação ao Android, depois de a Google ter adquirido a Motorola.

“Planeamos lançar novos e competitivos dispositivos Tizen este ano e vamos continuar a expandir o portefólio em função das condições do mercado”, anunciou a Samsung, citada pela agência financeira Bloomberg. A empresa não adiantou, porém, pormenores sobre as especificidades técnicas dos equipamentos, preços ou previsões de lançamento.

O Tizen é um sistema operativo de código aberto baseado em Linux (tal como o Android) e derivado do MeeGo, um antigo projecto da Nokia, actualmente supervisionado pela Samsung, Intel e pela Linux Foundation. De acordo com o jornal japonês Yomiuri Shimbun, os primeiros smartphones Tizen OS da Samsung serão lançados em parceria com a empresa de telecomunicações nipónica NTT Docomo.

A compra da Motorola Mobility por parte da Google é vista como uma das principais razões para a aposta da Samsung num novo ecossistema. Segundo a imprensa internacional, a marca sul-coreana, que comercializa ainda alguns dispositivos móveis baseados no Windows Phone, da Microsoft, receia que a Motorola seja agora beneficiada em relação às restantes fabricantes parceiras da Google.

Desta forma, a Samsung, maior fabricante mundial de smartphones, fica com uma posição privilegiada, uma vez que mantém no mercado equipamentos Android e Windows Phone, ao mesmo tempo que testa um sistema operativo que pode, no futuro, rivalizar com os sistemas da Google e da Apple, que detêm cerca de 85% do mercado mundial.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...