Samsung inaugura hoje quatro novas lojas em Portugal
A tecnológica sul-coreana Samsung abre hoje quatro novas lojas próprias no mercado português, localizadas no Forum Algarve, CascaiShopping, Almada Forum e Coimbra Shopping. A inauguração acontece no mesmo dia do lançamento dos novos smartphones flagship da marca, o Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge.
Os novos espaços juntam-se aos do Centro Colombo e NorteShopping, inaugurados no ano passado, perfazendo um total de seis lojas próprias da marca em território português. «Quisémos, dado os bons resultados [das primeiras lojas] e a nossa crescente ambição de estar mais próximos do consumidor, alargar para mais quatro lojas, tendo seis lojas no lançamento do novo flagship, o S6», afirma, em entrevista à Marketeer, Tiago Flores, head of Product Marketing da Samsung Portugal. «O critério é, obviamente, o alargamento a novas geografias importantes do ponto de vista do consumo, não estando apenas centrados em Lisboa e Porto, mas abrindo a outros pontos do País que consideramos muito relevantes para podermos estar cada vez mais próximos dos nossos consumidores», acrescenta.
O objectivo das Samsung Experience Stores – como a marca apelida as suas lojas próprias – não passa pelo lançamento em exclusivo de novos produtos da marca, antes de estes chegarem aos retalhistas, mas por oferecer um conjunto de serviços diferenciados. Nestes espaços, será possível solicitar a actualização de software dos equipamentos, mas também serviços básicos de assistência técnica que podem ser feitos no momento, como a substituição de um vidro ou de uma peça. «Este ano, vamos introduzir novos serviços, tal como a possibilidade de o utilizador experimentar um equipamento durante um determinado tempo para decidir a melhor compra entre referências ou equipamentos», revela Tiago Flores.
«A Samsung Experience Store é o expoente máximo da experiência da marca no ponto de venda. O nosso portefólio de produtos tem alargado de ano para ano, a ligação entre os equipamentos também tem sido cada vez mais real, e queríamos complementar toda esta oferta de inovação com serviços adequados na compra do equipamento», reitera o responsável.
A Samsung não revela o investimento alocado à abertura das novas lojas, que resulta de uma parceria com a britânica Carphone Warehouse (Phone House, em Portugal), que é responsável pela operação dos espaços – à semelhança do que já acontecia no Centro Colombo e NorteShopping. «Neste momento não temos projectada a abertura de novas lojas este ano. Estamos concentrados na consolidação destas novas quatro lojas. Mas continuamos a estudar este formato e novas oportunidades, e obviamente que não fechamos a porta à abertura de novas lojas a médio-prazo», adianta Tiago Flores.
Texto de Daniel Almeida