Samsung e Associação Salvador lançam desafio do TikTok (mesmo) inclusivo
Há novos desafios a nascer no TikTok diariamente, mas alguns deles não estarão ao alcance de todos os utilizadores. É desta constatação que nasce o #UnstoppAbleDance, um desafio que tem como ponto de partida uma cadeira e que resulta de uma parceria entre a Samsung e a Associação Salvador.
A ideia é não deixar ninguém de fora, incluindo as pessoas com alguma dificuldade de mobilidade. Colocando todos em pé de igualdade – ou seja, numa cadeira -, a marca de tecnologia e a associação garantem que todos podem participar no desafio.
Tal como é habitual no TikTok, a dança é o elemento central da iniciativa, sendo que o coreógrafo Cifrão e a professora de dança adaptada Ana Falcão foram chamados a intervir. O resultado é um vídeo de 15 segundos que, entretanto, já inspirou conteúdos no TikTok mas também no Instagram, Facebook e YouTube.
«Ver uma grande multinacional como a Samsung a promover um novo produto, cuja principal mensagem é a da inclusão é, para nós, um sinal de esperança, que nos revela que a sociedade está mais atenta e sensibilizada para estes tema», comenta Salvador Mendes de Almeida, fundador e presidente da Associação Salvador.
O #UnstoppAbleDance surge no âmbito da campanha internacional da Samsung para a gama Galaxy A, lançada no início de Agosto sob o mote #AwesomeIsForEveryone. Com a ajuda da Associação Salvador, foi adaptada localmente para dar vida a este desafio inclusivo.
No final da campanha, a Samsung compromete-se a doar à Associação Salvador um valor monetário por cada participação no desafio #UnstoppAbleDance.
José Correia, director de Marketing de Produto Mobile da Samsung Iberia, explica que a marca valoriza a criação de conteúdos de valor acrescentado, que sejam capazes de transmitir uma mensagem como a da inclusão.
«O desafio desenvolvido em conjunto entre a Samsung e a Associação Salvador teve como propósito tornar a dança uma forma de expressão para todos sem excepção. O recurso ao TikTok foi pensado pela capacidade e oportunidade que esta rede social traz na criação de conteúdos diversificados capazes de atingir todas as faixas etárias e estamos orgulhosos pelo desafio que criámos», acrescenta o responsável em comunicado.