Samsung consolida liderança no mercado dos smartphones

No terceiro trimestre do ano, a Samsung voltou a distanciar-se das concorrentes Apple e Nokia como maior fabricante mundial de smartphones. A tecnológica sul-coreana vendeu 55 milhões de equipamentos, alcançando uma quota do mercado mundial de 32,5%, de acordo com dados divulgados pela analista de mercado Gartner.

Segundo a mesma fonte, citada pela Exame brasileira, entre Julho e Setembro, a Apple vendeu 23,6 milhões de iPhones, o que corresponde a uma quota do mercado mudial de 14%. Os analistas da Gartner referem, contudo, que o hiato temporal entre o lançamento do Galaxy S III, da Samsung, e do iPhone 5, da Apple, pode ter influenciado os resultados, uma vez que vários consumidores da empresa da maçã preferiram aguardar pelo modelo de última geração do iPhone. Para além disso, o iPhone 5 só chegou já no decorrer do quarto trimestre a mercados importantes para a Apple, como o chinês.

Juntas, a Samsung e a Apple “controlaram 46,5% do mercado dos smartphones, deixando várias marcas a lutar por um distante terceiro lugar”, destaca Anshul Gupta, analista da Gartner.

A Nokia, com 7,2 milhões de smartphones comercializados no terceiro trimestre, e uma quota de 4%, perdeu o terceiro lugar do ranking para a Research in Motion (RIM). A fabricante do Blackberry vendeu 8,9 milhões de equipamentos, conquistando uma quota do mercado mundial de 5,2%.

Em termos globais, foram vendidos, entre Julho e Setembro, 169,2 milhões de smartphones em todo o mundo, o que representa um crescimento de 46,9% em relação ao período homólogo, estima a Gartner.

Artigos relacionados