Samsung consegue desactivar remotamente televisões roubadas
Um assalto a um armazém na África do Sul levou a Samsung a revelar um trunfo que tem escondido na manga: se suspeitar de televisões roubadas, a tecnológica sul-coreana consegue desactivar os equipamentos remotamente. Ou seja, os criminosos terão um produto sem utilidade nas mãos.
“A Samsung África do Sul anunciou a implementação de uma Função de Bloqueio de Televisão em todos os equipamentos de TV da Samsung”, lê-se em comunicado. De acordo com a empresa, este sistema será utilizado somente em situações de roubo, seja dos próprios armazéns da Samsung ou de casa dos consumidores finais.
Trata-se de uma solução que permite detectar se as televisões foram ligadas sem a devida autorização e que, além disso, garante que só os plenos proprietários podem ter acesso, mediante comprovativo de aquisição. “O objectivo da tecnologia é mitigar a criação de mercados paralelos associados à venda de produtos ilegais, tanto na África do Sul como além-fronteiras”, indica ainda a empresa.
Neste momento, a tecnologia está já pré-instalada em todos os produtos de televisão da Samsung. Assim que a televisão roubada for ligada à internet, o sistema consegue detectá-la e desactivá-la. Se um equipamento for bloqueado erradamente, basta apresentar o talão de compra para resolver o problema.