Samsung acusa funcionários da LG Display de roubo
A Samsung Mobile Display interpôs uma queixa contra seis funcionários da LG Display, acusando-os de terem roubado tecnologia da marca relacionada com os painéis OLED e outros segredos de negócio entre 2010 e 2011. Em resposta, a LG ameaça processar a Samsung por difamação.
O processo deu entrada num tribunal de Suwon, Coreia do Sul, país de onde são provenientes as duas empresas. Entre os seis colaboradores da LG Display – unidade responsável pelo negócio de LCD (telas de cristal líquido) -, acusados, dois são ex-funcionários da Samsung, a que se juntam três actuais funcionários da fabricante, anunciou a LG Display, citada pelo site especializado em tecnologia The Verge. Ao todo, o processo interposto pela Samsung visa 11 pessoas.
A Samsung Mobile Display, unidade da Samsung para o negócio OLED que foi recentemente fundida com a Samsung Display (spin-off responsável pelo negócio LCD), exige que a rival apresente um pedido de desculpas formal e tome medidas para evitar que a situação se repita. Citada pelo The Verge, a Samsung acusa a LG de ter “utilizado sistematicamente a tecnologia OLED” da marca e alguns dos seus funcionários para colmatar as suas próprias limitações.
Em reacção, a LG Display defende que a tecnologia que está em causa não é nenhum segredo dentro da indústria, e nega qualquer envolvimento, quer da empresa quer dos seus funcionários, neste caso. A empresa ameaça mesmo processar a Samsung por difamação.
Os painéis OLED (organic light-emitting diode) são mais finos e transmitem imagens mais nítidas que os televisores LCD. A LG Display e a Samsung Mobile Display foram as duas primeiras empresas do mundo a apresentar televisões com tecnologia OLED, em Janeiro passado, e esperam lançar ainda este ano modelos com 55 polegadas.
De acordo com a consultora IHS iSuppli, citada pela Bloomberg, as vendas de televisões OLED devem ficar, este ano, pelas 34 mil unidades. Já em 2015, devem ser comercializados 2,1 milhões de dispositivos em todo o mundo.