Sal e ervas frescas são os temperos mais utilizados pelos consumidores portugueses

Para cozinhar, 93,4% dos portugueses opta pelo sal como tempero, 87,4% pelas ervas frescas (alecrim louro, orégãos), 85,5% pelas especiarias, 75,4% pelos legumes aromáticos (cebola e alho), 74,9% pelas gorduras (azeite, óleo, manteiga) e 44,3% pelos molhos preparados. As conclusões são de um estudo da Multidados que, durante 30 dias, avaliou o destaque dado a diferentes marcas utilizadas pelos consumidores nacionais.

No que toca a marcas de sal, é a do Continente que lidera a das mais consumidas com 46,8% dos portugueses a optar por esta, seguida da Vatel (45,5%) e da marca própria Pingo Doce (31,4%). O sal marinho é a primeira opção para 57,7% dos consumidores, enquanto 14,7% opta pelo sal fino e 9% pela flor de sal na hora de cozinhar.

Na vertente das especiarias, a Margão lidera as escolhas (67,1%), com a do Continente em segundo (49%) e a Espiga (10,5%) em terceiro, sendo os orégãos o tipo mais utilizado (79,7%). Logo a seguir fica o louro (75,5%), a salsa (72%), a pimenta preta (69,9%) e o alho moído (67,1%).

Por fim, as marcas de molhos que os portugueses mais adicionam aos seus carrinhos de compras são a Knorr (55,4%), a Guloso (50%) e a Calvé (47,3%). Tomate (71,6%), maionese (66,2%), ketchup (59,5%), bechamel e natas (52,7%) são os tipos que os consumidores nacionais mais preferem.

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