Saiba como controlar a publicidade online
Já está activa a segunda campanha pan-europeia que tem como objectivo informar os consumidores sobre como podem controlar a publicidade online. Desenvolvida pela European Interactive Digital Advertising Alliance, a iniciativa tem expressão em Portugal nos sites do Público, Media Capital, Global Media, Cofina e Sapo através de banners que direccionam o utilizador para uma página onde a campanha é explicada.
Nesta página, encontram-se sugestões para ajudar a gerir a privacidade online, respostas a algumas das principais dúvidas dos internautas, nomeadamente “O que posso fazer se não pretender este tipo de publicidade” e “O que é um cookie e como é utilizado?”. Aqui, podem ser encontrados ainda dois vídeos que resumem o tema em questão.
O principal objectivo, como explica o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) em comunicado, é “sensibilizar a consciência do consumidor sobre a possibilidade de poder fazer uma escolha activa em relação ao OBA – Publicidade Comportamental Online”. O ICAP está a trabalhar em conjunto com o IAB Portugal na divulgação da campanha.
Em comunicado, a associação sublinha ainda que tal só é possível devido a “um esforço conjunto entre as maiores empresas de media digital e de tecnologia”. A previsão aponta para que cada utilizador veja os banners da campanha entre quatro e cinco vezes. Ao todo, deverão ser geradas pelo menos 30 milhões de impressões, através de inventário pago e doado por estas empresas.