Sabia que pode ter o Diário da República na palma da mão?
O Diário da República tem uma versão digital que pode ser consultada a partir do computador ou telemóvel, por exemplo. Chama-se Diário da República Electrónico (DRE) e é alvo de uma nova campanha de comunicação que visa informar os portugueses sobre esta possibilidade: “A informação oficial ao seu alcance” é o mote escolhido.
Desenvolvida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) em parceria com a Presidência do Conselho de Ministros, a campanha arranca amanhã em televisão, rádio, imprensa e plataformas online, incluindo redes sociais. De acordo com a INCM, o Diário da República Electrónico é cada vez mais consultado pelos cidadãos, tendo em conta as várias medidas que vão sendo publicadas, especialmente no âmbito da pandemia.
Por isso mesmo, foi criada uma área no portal inteiramente dedicada à COVID-19. Aqui, é possível consultar as mais de 1.200 medidas publicadas desde Março, efectuando a pesquisa por área temática ou por ordem cronológica. A INCM garante que as informações são actualizadas imediatamente após a publicação, alteração ou regulamentação de medidas.
“Para a INCM este é mais um passo para aproximar o Diário da República dos cidadãos, colocando ao serviço destes o resultado da forte aposta em inovação feita pela empresa em Portugal”, indica a organização em comunicado. De acordo com a INCM, o Diário da República é um pilar ad soberania, funcionando como uma espécie de jornal oficial da República Portuguesa desde 10 de Abril de 1976.
O desafio, desde então, tem sido modernizar este instrumento e torná-lo acessível a todos os cidadãos, seja através da sistematização de temas ou à melhoria da usabilidade do portal. A aposta tem ido ainda para a disponibilização de resumos com linguagem clara.