Sabia que o Super Mario ajuda-nos a explicar como usamos o Design?
Por Joana Flores, Product designer na Volkswagen Digital Solutions
Ser designer de Produto vai muito além de tornar os produtos “bonitos”, é uma abordagem que tem sido usada por muitas empresas que conhecemos, como a Apple ou o IKEA, para colocar o Design no centro do processo de inovação, e criar soluções criativas para os clientes.
O Design pode ser a chave para a inovação, conduzindo a mudanças significativas do lado do consumidor, essencialmente através de abordagens centradas no ser humano e no pensamento criativo. Para perceber como usar o Design para fomentar o interesse de quem está do lado de lá, temos primeiro de perceber como e porque é que as pessoas compram ou utilizam produtos, e descobrir as suas verdadeiras motivações.
Podemos pensar na personagem Mario, do célebre jogo Super Mario Bros. Concentremos a nossa atenção na Flor de Fogo, que dá ao Mario a habilidade de lançar bolas de fogo contra os seus inimigos, os Goombas. Apesar do seu propósito neste nível ser derrotar os Goombas, o seu derradeiro objetivo é salvar a Princesa Peach das mãos do vilão Bowser no fim do jogo. Ou seja, nesta analogia, a Flor de Fogo é o produto que permite usar um poder para derrotar um adversário, mas a verdadeira razão pela qual o Mario usa o produto é para salvar a sua amada e viver livremente a sua história de amor. Não é romântico?
É este o poder que todos precisam de ter para trabalhar no Design – descobrir efectivamente as motivações por detrás da utilização de determinado produto e, assim, adaptar a sua construção ao que os clientes desejam. Esta estratégia permite afastarmo-nos da solução e dos resultados atuais e explorar novos caminhos que podem ter um maior impacto nas necessidades reais dos utilizadores.
Com base no livro “Jobs to be Done: Theory to Practice” (2016), de Tony Ulwick, o método de empregar o Design tem uma taxa de sucesso de 86%, em comparação com uma média de 17% dos processos de inovação tradicionais. Ulwick teve a ideia de focar-se no processo pelo qual os utilizadores passavam para atingir um resultado específico e, assim, a sua mentalidade deixou de concentrar-se nos resultados e o seu objecto de investigação passou a basear-se no próprio processo de utilização do produto, tal como fizemos agora com o Super Mario.
É essencial, nesta metodologia, incluir uma equipa multidisciplinar no processo de encontrar respostas para as várias questões a colocar sobre a jornada do utilizador, desde stakeholders até developers, para alcançar um produto inovador e de sucesso. Chamo sempre à atenção para o crucial que é consciencializar e responsabilizar uma equipa quanto ao Design focado no ser humano.
A inovação no Design ajuda as empresas a entenderem e a adaptarem-se às necessidades dos clientes para criarem soluções cada vez mais eficazes e apelativas ao consumidor.
Para as empresas que querem destacar-se no mercado altamente competitivo, considerar uma abordagem de inovação orientada pelo Design é uma opção a considerar fortemente. Pense no Super Mario da próxima vez que estiver a idealizar um produto.