Sabia que há uma relação entre o seu cafézinho matinal e a felicidade?
A relação entre o café e a felicidade vai muito além daquilo que se possa imaginar. Para além de ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, tem uma ligação especial com as emoções. De facto, o consumo de café pode ajudar a prevenir problemas emocionais, já que estimula as chamadas hormonas da felicidade (noradrenalina, serotonina e dopamina).
O que seria das reuniões com amigos e familiares sem os pequenos detalhes que fazem a diferença? Das tardes em conjunto em casa sem o café favorito? Segundo um estudo TGI da Marktest, mais de 3 em cada 4 portugueses bebem café em casa, o que faz do café um elemento especial do círculo de amigos e família.
Assim, no Dia da Felicidade, que se assinala hoje, 20 de Março, a Sage Appliances, marca de electrodomésticos de cozinha inteligentes, partilha as 5 razões que comprovam a relação entre o café e a felicidade:
- O consumo moderado de café influencia positivamente a nossa saúde. Vários estudos confirmam os múltiplos benefícios do consumo moderado de café para a nossa saúde e bem-estar. Um consumo moderado contribui para um menor risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo 2 e de doenças neurodegenerativas e hepáticas, entre outras. Estudos recentes demonstraram que o consumo diário pode mesmo ajudar a baixar a pressão arterial. Além da cafeína, o café contém também outros componentes bioactivos que ajudam a contrariar e regular os parâmetros da pressão arterial.
. - O café ajuda-nos a manter o nosso coração mais vivo do que nunca. Entre os benefícios que o consumo de café traz à nossa saúde, é importante destacar os atributos que contribuem para manter o nosso coração mais saudável. Os responsáveis são os antioxidantes que compõem esta bebida, que a longo prazo têm um impacto muito positivo na prevenção dos riscos cardiovasculares. Além disso, saborear um bom café com os nossos entes queridos pode ajudar-nos a cuidar do nosso coração em todos os sentidos da expressão.
. - Café, a melhor ferramenta social do nosso tempo. Não existe conversa após o jantar que não seja acompanhada de um bom café. E poderíamos dizer que esta bebida se tornou, social e culturalmente, o acompanhamento perfeito para qualquer momento ou reunião. Porque, embora seja verdade que cada região tenha o seu próprio “código” na hora de o pedir, não há dúvida de que sempre foi e continuará a ser um elo central das nossas relações interpessoais. Segundo Anthony Gidens, o café não é apenas uma bebida, mas sim parte do nosso quotidiano. O sociólogo defende ainda que quando duas pessoas combinam beber café estão, geralmente, mais interessadas em estarem juntas do que em beber café.
. - Impulsiona o nosso lado mais criativo, graças a componentes como a cafeína, que aumenta as nossas capacidades mentais e a soltar a nossa imaginação. Além disso, e tendo em conta a versatilidade desta bebida, ser consumidor regular pode ajudar-nos a soltar o barista profissional que há em todos nós. Por exemplo, introduzindo ou aperfeiçoando técnicas de latte art, com as quais poderemos fazer sorrir os nossos entes queridos com os melhores resultados do nosso café.
. - Consumir bom café ajuda-nos a ser mais sustentáveis e a apreciar o processo de criação. Principalmente quando se trata de café de especialidade ou café 100% Arábica, produzido inteiramente de forma tradicional e caracterizado por aspectos como a sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e respeito pelo produto. Segundo a “Radiografia do café de especialidade” da Sage Appliances, este é um sector com aceitação e procura crescentes entre os consumidores portugueses, uma vez que também proporciona um sabor agradável que se prolonga na nossa boca e fica gravado nas nossas mentes.