Sabia que a relação entre o sono e o sexo vai além da cama?

Já alguma vez se perguntou sobre o que o sono e o sexo têm em comum além da cama? A resposta surge nas conclusões de um estudo feito em 2016, pela Universidade de Ottawa, no Canadá, que revela que tanto a prática sexual como o tempo que passamos a dormir contribuem para a redução do stress através da libertação de uma hormona chamada oxitocina.

Os dados são partilhados pela Emma – The Sleep Company, que acrescenta ainda a importância de um bom sono para que a vida sexual não seja prejudicada. De acordo com a marca, a privação de sono pode interferir na intimidade pelo facto de, quando se está cansado, o nível de cortisol e de testosterona não subir, influenciando a líbido e a probabilidade de ter um orgasmo.

Além disso, um outro estudo, desenvolvido em 2015 pela editora norte-americana Kalmbach e que incluiu a participação de 171 mulheres, revela que estas aumentaram a sua possibilidade de iniciar relações sexuais em 14% por cada hora adicional de sono na noite anterior.

«O nosso sono é influenciado por muitos elementos do dia-a-dia e um deles é a nossa sexualidade. A actividade sexual promove a produção de hormonas importantes como a oxitocina e a prolactina, que proporcionam sensação de prazer e relaxamento. Portanto, manter um bom horário de sono pode melhorar a nossa vida sexual e vice-versa», afirma, em comunicado, Verena Senn, neurocientista e especialista em sono da Emma.

 

Artigos relacionados