Sabia que a fibrose pulmonar é irreversível? Esta campanha alerta para os sintomas
No âmbito do mês da sensibilização para a fibrose pulmonar, que se assinala em Setembro, há uma nova campanha de sensibilização que junta várias entidades de saúde com o objectivo de alertar os portugueses para os principais sintomas desta doença e para a importância do diagnóstico precoce.
A fibrose pulmonar é uma doença que se caracteriza pela formação de cicatrizes nos pulmões, podendo ter impacto em diferentes áreas da vida e impedir a realização de muitas actividades, uma vez que está associada à diminuição da capacidade de esforço. “Porque a progressão da fibrose pulmonar é irreversível, o diagnóstico precoce é a melhor forma de combate à doença”, alerta a campanha lançada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Fundação Portuguesa do Pulmão (FPF) e associação Respira, com o apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim.
De acordo com as entidades promotoras da campanha, entre os principais sintomas da fibrose pulmonar estão a falta de ar, fadiga e tosse seca persistente. O diagnóstico da doença “nem sempre é fácil”, o que motivou o lançamento desta campanha, dirigida não só à população em geral, mas também aos profissionais de saúde.
O grande objectivo da campanha é incentivar «o diagnóstico precoce, para que se possa intervir terapeuticamente antes que o doente já tenha uma perda funcional que se traduz em perda de qualidade de vida, sobretudo no que diz respeito à tolerância ao esforço», sublinha António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Além disso, já «existem novos medicamentos cuja utilização, de um modo geral, impede a progressão da doença», acrescenta José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.