Saber formar no digital
Novas abordagens na formação: João Ferro Rodrigues resolveu fundar a SABE Online com outros investidores, um projecto que disponibiliza cursos numa plataforma digital.
João Ferro Rodrigues resolveu apostar na SABE Online em 2013, ano em que criou a empresa. Em Fevereiro do ano seguinte, a editora digital de cursos começou a operar no mercado, em versão beta.
Inspirada na Khan Academy, ONG na área da educação com cursos online, de Sal Khan, empreendedor colega de MBA de João Ferro Rodrigues, a SABE Online já trabalha com empresas do PSI20 e com outras grandes organizações como com o Santander Totta, neste caso na formação ao segmento das PMEs no âmbito do projecto Santander Advance.
Face à grande oferta de cursos deste género a nível internacional, o director-geral e co-fundador da SABE destaca, como mais valias diferenciadoras, a qualidade editorial e interactividade dos cursos, a flexibilidade decorrente da estrutura modular, e o preço competitivo. «Um curso completo custa o equivalente a um jantar num restaurante. E um aluno pode experimentar apenas um dos módulos, por um preço inferior a um bilhete de cinema», constata.
«A SABE Online tem um público-alvo claro: todas as pessoas que têm uma sede permanente de aprender, pessoas que não deixam para os outros a responsabilidade da sua valorização permanente como ser humano e profissional», explica o director-geral.
A formação disponibilizada pela SABE pode ser adquirida directamente pelas empresas e é igualmente acessível por indivíduos interessados em adquirir conhecimentos em determinadas áreas. Os canais de acesso incluem o site da SABE e as áreas de formação e de marketing digital das empresas.
A SABE Online estabeleceu parcerias com empresas para a produção das formações com diversos profissionais e organizações. A designer gráfica Mariana Santos, que lecciona um curso de Visual Storytelling, é um dos exemplos. Do lado empresarial, João Ferro Rodrigues destaca a parceria com a Jason Associates nas formações de atracção e retenção de talento, e com a consultora de Vendas Ideias & Desafios, na área comercial. Estão também em preparação parcerias com marcas numa óptica de content marketing, revela o director-geral.
Para 2015, a prioridade é a consolidação da posição da empresa em Portugal, apesar de estar já nos planos a internacionalização da marca. O responsável antecipa a aproximação «a mercados com proximidade linguística ou cultural, como por exemplo Brasil e Espanha», revela.
«Terminaremos este ano com cerca de 20 cursos e queremos terminar 2015 com cerca de 50. Também temos como objectivo criar relações sólidas com pelo menos metade das 20 maiores empresas nacionais, e estabelecer-nos, no canal de retalho, como o player de referência neste sector em Portugal», conclui.