Sabe quem liderou na televisão em Março?
No mês de Março, a liderança em televisão manteve o mesmo caminho dos meses anteriores. A TVI continua líder, apesar de ter perdido 0,1% de quota em all day, face a Fevereiro, registando 21,8% de share de audiência. Por outro lado, em prime time (entre as 20h e as 24h), o canal da Media Capital registou uma melhoria de 0,5%, subindo o share de audiência para 25,3%. Segundo o relatório SpotLight On da MEC, os programas mais vistos deste canal durante o passado mês foram a telenovela “A Única Mulher” e o reality-show “A Quinta: O Desafio Final”.
Relativamente aos restantes canais em sinal aberto, a ordem também se mantém. A SIC chega em segundo lugar, tanto em all day (17,3%) como em prime time (21,6%), tendo registado em ambos os casos uma ligeira quebra, face ao mês anterior. Segue-se a RTP1 com um share de audiência de 13,7% em all day e 13,8% em prime time, sendo que, no primeiro caso, manteve a quota e, no segundo, aumentou em 0,9%.
No caso da Pay TV, registou-se uma subida de 0,2% em all day mas uma queda de 0,6% em prime time. As quotas de Março foram de 33,3% e 27,3%, respectivamente. O canal pago mais visto em all day foi a SIC Notícias, ao passo que o Hollywood venceu em prime time.
Telespectador português
No último mês, os portugueses passaram, em média, 294 minutos em frente à televisão, menos seis minutos do que em Fevereiro. Ainda assim, o valor encontra-se acima da média dos últimos 12 meses, de acordo com o SpotLight On. O domingo é o dia por excelência para ver televisão.
Quanto às preferências televisivas, os portugueses continuam a dar destaque ao futebol, já que dois dos três programas com maior audiência foram transmissões desta modalidade: jogo de preparação Portugal x Bélgica, transmitido pela RTP1, e o jogo da SP. Braga X Fenerbahce, na SIC. Segue-se a telenovela “A Única Mulher” da TVI.