Sabe quem é o Pai Natal e porque é associado à Coca-Cola? Nós contamos-lhe
O Natal está mais próximo do que pensamos, razão pela qual as marcas têm tentado antecipar a celebração da data com campanhas alusivas à época. Quanto mais cedo, melhor. Ainda assim, nenhuma conseguiu alcançar a Coca-Cola. Tudo porque, durante décadas a marca de refrigerantes manteve a imagem artística do Pai Natal. Um facto que levou a que muitos considerem que o senhor das barbas brancas foi criado pela marca. Será?
Para responder a esta pergunta, utilizaremos informações de um dos fóruns oficiais da empresa, o Europacific patners. Algo que tornou a Coca-Cola distintiva é o facto de, em dezembro, toda a gente esperar pelas promoções que possam surgir, porque a marca sempre esteve associada ao Pai Natal.
Para isso, referem que a origem do Pai Natal remonta à Turquia com São Nicolau de Bari, cujos restos mortais são hoje protegidos porque distribuía presentes entre os mais pobres, especialmente crianças. Isto entre os séculos III e IV, pelo que no século XII foram transferidos para Itália.
No entanto, foi preciso esperar muito tempo para que a Coca-Cola e São Nicolau se encontrassem.
Diz-se mesmo que a distribuição de prendas por este santo tinha lugar nos primeiros seis dias de dezembro e não no dia 25, como acontece atualmente.
Então, quando é que a tradição chegou aos Estados Unidos, o país da Coca-Cola?
Esta tradição europeia foi levada para a terra do tio Sam com a chegada dos colonos holandeses a Nova Amesterdão (atual Nova Iorque), a tradição de São Nicolau atravessou o Atlântico. No entanto, foi em solo americano que a figura começou a assumir uma forma própria.
O escritor americano Washington Irving foi um dos primeiros a popularizar o nome Pai Natal na sua obra satírica “História de Nova Iorque”. A partir daí, a imagem do velhote alegre e corpulento começou a ganhar forma na literatura.
Mas foi o ilustrador alemão Thomas Nast que, em meados do século XIX, criou a imagem icónica do Pai Natal que conhecemos hoje. Inspirado nos trajes dos bispos europeus, Nast desenhou um velho com uma longa barba branca e um fato vermelho, fazendo dele o rosto do Natal.
Embora muitos acreditem que a Coca-Cola inventou o Pai Natal, a realidade é que a empresa apenas tirou partido de uma figura já existente para promover o seu produto.
A partir da década de 1930, a Coca-Cola utilizou a imagem do Pai Natal nos anúncios de Natal, ajudando a consolidar a imagem da personagem no imaginário coletivo.
De acordo com o site oficial da Coca-Cola, foi contratado o ilustrador Haddon Sundblom, que deu uma ideia de um Pai Natal mais realista, com um sorriso largo e uma figura roliça, inspirado num amigo, um vendedor reformado.
Através de uma combinação de tradições culturais, literatura, arte e publicidade, o Pai Natal tornou-se num dos ícones mais reconhecidos do mundo. A sua história é um exemplo de como uma figura religiosa se tornou um símbolo comercial e cultural, unindo pessoas de diferentes origens em torno da celebração do Natal.