Sabe quanto ganha e gasta por mês?

contas-redimensionadaNo Dia Mundial do Consumidor, que hoje se assinala, o Cetelem divulga um estudo que revela que apenas 27,8% dos portugueses conhece, com exactidão, o rendimento do seu agregado familiar e 36,6% o valor das despesas fixas mensais, como o carro, a casa, a electricidade ou os créditos.

O estudo, que incide sobre o tema da literacia financeira, tem como objectivo “perceber o nível de conhecimentos que os portugueses têm sobre o seu orçamento e de que forma fazem a gestão deste”, explica o Cetelem em nota de imprensa.

O estudo revela ainda que 62,4% dos inquiridos sabe “aproximadamente” o valor que dispõe por mês, enquanto mais de metade (55,2%) conhece “relativamente” as suas despesas fixas mensais. Mais residual é o número de inquiridos que não tem conhecimento de quanto ganha (9,2%) ou gasta por mês (7,2%).

Para controlar o seu orçamento mensal, 55,8% dos inquiridos opta por consultar regularmente o extracto bancário, enquanto 24,8% fá-lo através de uma tabela de controlo de gastos. Já 6,4% não costuma fazer qualquer tipo de monitorização.

«Salário, depósitos, dividendos, rendas, pagamentos efectuados, compras, levantamentos de dinheiro… toda a actividade registada na conta bancária deve ser sempre cuidadosamente seguida. Além da análise e seguimento dos extractos bancários, pode-se também optar por um programa informático simples ou proceder a um registo manual do orçamento», refere Diogo Lopes Pereira, director de Marketing do Cetelem.

O documento resulta de 500 entrevistas telefónicas, realizadas no final de Fevereiro, a cidadãos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...